Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígenas enfrentam problemas para receber benefícios sociais no AM

Ministério Público Federal realiza audiência pública na busca de

Entre os meses de dezembro e março, na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM),  barracos de lona e papelão vão surgindo à beira do Rio Negro. São centenas. Formam um grande acampamento de índios Hupd'äh e Yuhupdëh, que chegam das áreas próximas à divisa com a Colômbia.

 

 

De contato relativamente recente, nos últimos anos e após mutirões de documentação, os índios Hup e Yuhup, como são também conhecidos, começaram a se deslocar com mais frequência para a sede do município. Eles seguem em busca de documentação e benefícios, como o Bolsa Família e salário-maternidade.

 

 

Sobre a concessão de benefícios, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário explica que trabalha com uma estratégia chamada Cadastramento Diferenciado. Segundo o Ministério, um material de capacitação e instruções foi desenvolvido para orientar os municípios sobre o correto atendimento aos grupos tradicionais, como as famílias indígenas. Uma recomendação que, em São Gabriel da Cachoeira, parece não ser seguida à risca pelos órgãos responsáveis.

 

 

O Ministério Público Federal (MPF)  acompanha a situação e chegou a realizar audiência pública no município, para ouvir os índios e buscar soluções.

 

 

Para o procurador Fernando Merloto, talvez o erro tenha ocorrido na forma de conceder esses benefícios:  "Essa monetarização, essa vinda para a cidade estimula o crescimento de problemas como o alcoolismo, drogas, inclusive suicídio. Altas taxas de suicídio, que em São Gabriel são alarmantes".

 

 

Saiba mais informações no player acima.

 

 


Confira também no Jornal da Amazônia 2ª Edição desta segunda-feira (10): Emoção e devoção marcam o Círio de Nazaré em Belém; Boa Vista tem a cesta básica mais cara da Amazônia Legal. E mais: novo teste agiliza diagnóstico de zika, chicungunya e dengue, no Tocantins.

 

O Jornal da Amazônia 2ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h20, horário de Brasília.



Criado em 10/10/2016 - 19:29 e atualizado em 10/10/2016 - 17:21