A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Rondônia criada para investigar a formação de cartel nos frigoríficos do estado aprovou o relatório na segunda- feira (16) que aponta combinação de preços no setor. Os pecuaristas reclamam que o alinhamento feito pelos donos de frigorífico em Rondônia reduziu o preço da arroba de boi em quase 20%, como afirma o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado, Hélio Dias.
De acordo com Dias, antes as médias dos preços praticados era o mesmo de Mato Grosso e Pará que têm a mesma distância dos grandes centros consumidores, como São Paulo. O relator da CPI, o deputado Lazinho da Fetrago destaca que apesar da queda do preço do boi para abate não houve redução no preço para o consumidor final.
Ouça a reportagem no player acima.
O Jornal da Amazônia desta terça-feira (17) traz ainda informações sobre a reta final da campanha de imunização contra a gripe H1N1. Apenas 5 estados atingiram a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde. Entre eles está o Amapá, onde 81% do público-alvo receberam a dose. A vacina é prioritária para crianças entre seis meses e menores de 5 anos, gestantes, idosos, trabalhadores da área de saúde e indígenas.
CPI da Petrobras é protocolada no Senado