Estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostra que quase seis mil famílias vivem em situação de extrema pobreza no DF. O estudo abrangeu 117 mil famílias. Para viabilizar o trabalho foi realizado um ajuste na base de dados do Cadastro Único do DF. De acordo com a pesquisa cerca de 5.862 famílias estão em situação crítica de pobreza nas cidades de Planaltina, Fercal, Itapoã, Estrutural e Brazlândia o que corresponde a 8% do total das famílias pesquisadas. Dessas famílias, 2.888 não são beneficiárias de programas ou serviços de assistência social.
As famílias consideradas em pobreza severa concentram a maior parcela do cadastro com mais de 62 mil famílias, ou seja, 58% do total. Por fim, o grupo em situação menos desfavorável abriga pouco mais de 43 mil famílias o que representa cerca de 37% do cadastro. O diretor de estudos e políticas sociais da Codeplan, Flávio de Oliveira Gonçalves diz que há uma necessidade de implementação de creches no DF, e acredita em uma oportunidade de aprimoramento, principalmente nas famílias mais necessitadas.
A pesquisa constatou que as políticas governamentais de caráter social estão alinhadas as principais dificuldades enfrentadas pela população. No que se refere a habitação apenas 55% são beneficiadas por algum programa do Ministério das Cidades. Na educação, o DF possui 35% das famílias cadastradas com algum estudante em defasagem escolar.
Para informações sobre a pesquisa clique aqui.
Outras informações nesta edição:
- Maioria das famílias brasilienses estão endividadas no cartão de crédito;
- Hospital de Base de Brasília está completando 55 anos, mas enfrenta problemas de infra-estrutura;
- Ceilândia é a cidade com maior registro de violência doméstica no Distrito Federal;
- Hoje é o Dia Nacional do Cerrado; acompanhe as atividades comemorativas;
O Jornal da Cidade primeira edição é uma produção da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h45.
Brasil cumpre metas estipuladas pela ONU no combate à pobreza
Números mundiais da pobreza são discutidos por especialistas