Com 24 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes, o Distrito Federal é a décima segunda unidade da federação com o maior número de homicídios.
Para reduzir esse índice, foi lançado na manhã de hoje o programa Viva Brasília - Nosso Pacto Pela Vida. A cerimônia aconteceu em Ceilândia pelo governador Rodrigo Rollemberg.
Além de diminuir o número de homicídios, a iniciativa visa também melhorar a qualidade dos serviços de segurança pública em todo o DF, através das forças integradas de segurança pública, órgãos de governo e da sociedade.
Desde o início do ano o Viva Brasília foi implementado de forma experimental e, segundo o governo, vem apresentando resultados significativos na capital, como a redução no número de homicídios, com a menor taxa registrada em sete anos.
O governador Rodrigo Rollemberg disse que o programa vai trazer mais segurança a população.
Durante o lançamento o governador, juntamente com o secretário de Segurança Pública do DF, Arthur Trindade e representantes de outros órgãos, assinaram três decretos que vão estabelecer objetivos e métodos para o programa.
O primeiro foi o que cria o programa Viva Brasília, o segundo é o que vai dar transparências sobre as estatísticas de segurança pública e o terceiro e último é o que institui as vinte áreas e quatro regiões integradas de segurança no DF.
O programa Viva Brasília foi criado espelhado no Pacto Pela Vida, de autoria do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. E através de um grupo de trabalho do governo, com a Secretaria de Segurança Pública, junto a população do DF, adaptaram o programa para a realidade da capital.
Outras informações nesta edição:
- Trinta famílias resistem a ação de derrubada de casas irregulares em Vicente Pires;
- Juiz da Fazenda Pública recebe ação de improbidade administrativa contra ex-governador Agnelo Queiroz;
- Agricultores que quiserem plantar por sistema agroecológico vão ganhar sementes e suprimentos;
- Começa amanhã exposição de obras projetadas por Leonardo da Vinci.
O Jornal da Cidade 2ª edição é uma produção da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h20.
Comissão aprova reduzir para 16 anos a idade penal para crimes graves