A cantora de família amapaense iniciou sua carreira musical cantando e atuando no grupo teatral Companhia dos Menestréis de Oswaldo Montenegro, quando teve a oportunidade de abrir shows de nomes como Rita Benedito, Alceu Valença e Paulinho Moska, entre tantos outros.
A artista interrompeu a carreira por 10 anos e quando voltou à vida artística gravou o álbum Cheia De Graça, trazendo a sonoridade ancestral de suas raízes amazônicas como o marabaixo, o batuque do amapá, o carimbó, o lundu e o zouk, em arranjos contemporâneos. O disco conta com músicas inéditas de Dona Onete, que é a madrinha musical de Emília, Zeca Baleiro e Ellen Oléria, entre outros compositores.
Emília Monteiro foi considerada a "maior representante da musica do norte na capital" pelo festival Cena Contemporânea. Seu segundo trabalho está em fase de pré-produção.
Playlist:
1. Baila Comigo - Rita Lee
2. Puapixuna - Fafá de Belém,
3. Minha Missão - Clara Nunes
4. Vapor Barato - Gal Costa
5. O Meu Amor - Maria Bethânia e Alcione
6. Volte Para o Seu Lar - Marisa Monte
7. Com a Perna no Mundo - Gonzaguinha
8. Mais Além - Lenine
9. Foguete - Mariene de Castro
10. Banzeiro - Dona Onete
O Memória Musical tem produção e apresentação de Mario Sartorello, gravação de Marcílio de Souza e sonoplastia de Marcos Tavares. O programa vai ao ar aos domingos, às 11h, na Rádio Nacional FM, às 22h na Rádio Nacional de Brasília AM, Rádio Nacional do Alto Solimões e Rádio Nacional da Amazônia; e tem reprise às quartas-feiras, às 22h, na Rádio Nacional FM.