A trajetória do pianista, compositor, arranjador Gilson Peranzzetta se confunde com a história da Música Brasileira dos anos 1960 até hoje. Ele já trabalhou com artistas como Elizeth Cardoso, Edu Lobo, Simone, Gonzaguinha e Gal Costa e atuaou ao lado de Ivan Lins por quase 11 anos.
Como arranjador e orquestrador, desenvolveu um importante trabalho com diversos artistas, entre eles Nana Caymmi, Edu Lobo, Toquinho, Tito Madi, Billy Blanco, Leny Andrade, Guinga e Fátima Guedes, e no exterior, com Dionne Warwick e Lucho Gattica. Tanto é que o maestro e produtor norte-americano Quincy Jones o citou como um dos maiores arranjadores do mundo.
Ao longo de sua carreira, recebeu inúmeros prêmios e já conta com 33 CDs solo lançados nos últimos 20 anos em sua discografia, além de centenas de álbuns gravados para diversos artistas como pianista, produtor e arranjador. Vindo de uma família de músicos, iniciou seus estudos musicais tocando acordeon aos nove anos, quando se decidiu, um ano depois, pelo piano. Cursou a Escola Nacional de Música e o Conservatório Brasileiro de Música e, compunha aos 15 anos.
Ouça no player acima.
Playlist:
1. Ivan Lins - "Mãos de Afeto";
2. Gal Costa - "Borzeguim";
3. Guinga - "Dos Anjos";
4. Leny Andrade & Gilson Peranzzetta - "Palhaço";
5. Áurea Martins & Tamba Trio - "Duas Contas";
6. Edu Lobo & Metrople Orchestra - "Vento Bravo";
7. João Senise - "Balanço Zona Sul";
8. Luiz Eça - "Pra Dizer Adeus";
9. Gilson Peranzzetta & Rio Cello Emsemble - "Prelúdio nº4 (Bachianas Brasileiras)";
10. Alaíde Costa - "Minha Nossa Senhora"
O Memória Musical vai ao ar aos domingos, às 11h, na Rádio Nacional FM de Brasília, às 22h na Rádio Nacional de Brasília AM, Rádio Nacional do Alto Solimões e Rádio Nacional da Amazônia; e tem reprise às quartas-feiras, às 22h, na Rádio Nacional FM de Brasília. Produção e apresentação: Mario Sartorello.