Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça trecho de programa com Silvio Santos na Rádio Nacional

João Donato e Teatro de Mistério são os outros destaques do Memória Nacional

Memória Nacional

No AR em 25/08/2024 - 23:00

O programa Memória Nacional faz um passeio semanal pelo melhor da radiofonia brasileira. Esta edição aborda pessoas de enorme influência na cultura brasileira, com estilos e trajetórias muito distintas entre si.

A primeira escala, nos anos 1950, envolve o início da carreira de um dos mais prósperos empresários do país, que contava com pouco mais do que o talento para comunicar e a ousadia no começo da trajetória. O acervo da EBC recuperou um trecho da passagem de Silvio Santos pela Rádio Nacional, depois de um teste bem sucedido do então iniciante locutor nas barcas Rio-Niterói. O estilo antecipa algumas das marcas da longa passagem dele pela tv. Nascido Senor Abravanel, Silvio adapta uma canção tradicional judaica para prefixo do programa.

Os pioneiros do broadcasting no Brasil, como Silvio Santos, muitas vezes dispensavam a instrução formal. Vocações eram lapidadas na prática cotidiana e o chamado para a comunicação era traduzido em diferentes linguagens e meios. É o caso do português Hélio do Soveral, roteirista do programa César de Alencar, do primeiro musical de cinema do país e do primeiro filme policial. Dele se dizia que o único diploma era de uma promoção de loja. Sucesso em livros de bolso, com pseudônimo, Hélio do Soveral era a cabeça por trás de um dos maiores sucessos da era de ouro do rádio: Teatro de Mistério. O programa Memória Nacional traz uma dessas tramas de mistério, "Crime na casa de campo".

A dramaturgia, pelas adaptações de clássicos ou enredos originais, era um dos principais atrativos do rádio. Do folhetim às novelas de tv, dos seriados às webséries, tramas em capítulos seduzem o público no Brasil há mais de dois séculos. O carisma dos comunicadores, a interação com os auditórios e o público em casa, por cartas ou por telefone, era outro ponto forte. Mas é difícil igualar em onipresença a música. A força desse apelo é ilustrada por um dos mais versáteis e talentosos músicos brasileiros, em visitas aos estúdios das Rádios MEC e Nacional: João Donato.

Despertou a sua curiosidade? Então, clique no player acima para conferir.

Criado em 25/08/2024 - 23:59

Mais do programa