Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC celebra 90 anos de Sivuca em série especial

“Sivuca - do Nordeste para o mundo”, nova série original em quatro capítulos, retrata a vida e obra deste grande nome da sanfona brasileira

Especiais Rádio MEC

No AR em 28/12/2020 - 17:09

Nascido Severino em Itabaiana (BA), renascido Sivuca em Recife. Sanfoneiro, compositor, arranjador, cantor, multi-instrumentista: um mestre da música brasileira. Em homenagem aos 90 anos de seu nascimento, comemorados em 26 de maio de 2020, a Rádio MEC transmite a série especial “Sivuca: do Nordeste para o mundo”, organizada em quatro episódios, a partir da próxima terça-feira (29).

A produção original propõe uma viagem pela história de Sivuca, guiada pela sua própria voz, em um rico panorama de suas experiências musicais. O roteiro, estruturado por imersões no acervo da EBC e na biografia “Magnífico Sivuca”, de autoria de Flávia Barreto, resgata trechos marcantes de entrevistas, passagens curiosas e declarações de Sivuca sobre sua trajetória rumo ao sucesso internacional. Entre os programas consultados, estão as entrevistas de Sivuca a Albino Pinheiro (“Só para Lembrar” - TVE), Claudio Lins (“A Vida é um Show”- TVE), e Hilton Abi-Hian (“Jogo Aberto”).

Nascido em 26 de maio de 1930, em Itabaiana, Severino Dias de Oliveira começou na música com a sanfona de seu irmão. O presente, dado pelo pai ao filho sete anos mais velho, teve nas mãos de Sivuca uma descoberta mais profunda: a sua própria vocação. Com familiaridade aos olhos do público, os sinais da carreira artística apareceram cedo: ainda aos 11 anos, se apresentava em pequenos bailes e festas,e aos 13, já comprava com suas próprias economias uma sanfona com teclado e 24 baixos.

Dentre tantas características, Sivuca pode ser definido como um artista múltiplo. Sua sonoridade alcançou diversos gêneros musicais em diferentes localidades, sem abandonar a raiz regional. Foram muitos desafios ultrapassados em sua carreira, desde a quebra de preconceitos com a sanfona e a popularização do instrumento no país, até o reconhecimento mundial de seu talento. Suas produções, tão vastas e diversificadas, abarcam álbuns de canções autorais, trabalhos como instrumentistas e outros como arranjador.

“Sivuca - do Nordeste para o mundo” segue a ordem cronológica de sua biografia, iniciando com a história familiar do músico em Itabaiana e os primeiros anos de carreira profissional em Recife. Dando continuidade, o segundo episódio viaja com o artista para o exterior e traz detalhes da Caravana Humberto Teixeira e do trabalho com Miriam Makeba nos Estados Unidos. O penúltimo capítulo, então, trata do retorno de Sivuca ao Brasil, momento em que realiza belíssimas parcerias e trabalhos com Gloria Gadelha, Nara Leão, Paulo César Pinheiro, Genival Lacerda e Rosinha de Valença. Encerrando a série, o episódio final aborda as últimas produções de Sivuca e seu tão sonhado lançamento na música de concerto.

Ouça “Sivuca: do Nordeste para o mundo”, série original em quatro episódios, a partir desta terça-feira, dia 29, às 18h, na Rádio MEC e na MEC FM.

 

Criado em 28/12/2020 - 17:09

Mais do programa