Nesta terça (15), o Memória Rádio MEC traz informações sobre o Quinteto de Sopros da Rádio MEC. Criado em 1965, ele ajudou a divulgar compositores brasileiros contemporâneos como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri e Lorenzo Fernandez.
Integrado pelos melhores instrumentistas do país, o Quinteto tornou-se de excepcional importância na vida musical brasileira, porque possibiltou a criação de novas obras e a imediata execução.
A "Suíte para Quinteto de Sopros", de Lorenzo Fernandez, obra de 1926, foi inspirada pelo nascimento da filha do compositor e confirma a linha nacionalista adotada por ele dois anos antes.
O Quinteto de Sopros da Rádio MEC era formado pelos músicos:
Flauta: Lenir Siqueira
Oboé: Paolo Nardi
Clarineta: José Botelho
Fagote: Noel Devos
Trompa: Jairo Bezerra
Além de ouvir a "Suíte para o Quinteto de Sopros", gravada em 1965, vamos saber sobre Cláudio Santoro. Nascido em Manaus, desde cedo começou a estudar violino e piano, e aos 12 anos conseguiu uma bolsa do governo amazonense para continuar os estudos no Rio de Janeiro. Aos 18, já era professor-adjunto na cátedra de violino, no Conservatório de Música.
Embora adotasse o dodecafonismo, Santoro compôs obras no estilo neoclássico durante sua fase nacionalista, como a "Sonata n° 3 para piano", composta em 1955 e dedicada ao pianista e amigo Heitor Alimonda. O programa apresenta a "Sonata n° 3 para piano" com Heitor Alimonda, em gravação realizada em 1961.
Ouça o programa completo no player acima.
Pesquisa e Roteiro: Fernando Neiva
Apresentação: Toni Villani