Quando testaram pela primeira vez os equipamentos de radiotransmissão em terras brasileiras, o que se ouviu foi o discurso do Presidente e ópera, irradiada diretamente do Theatro Municipal. Com esse histórico, não é de se espantar que o Ópera Completa seja o programa mais longevo da Rádio MEC e, podemos dizer, do rádio no Brasil.
Mesmo antes da Rádio MEC existir, a Rádio Sociedade, emissora pioneira e origem da Rádio MEC, costumava transmitir óperas. Na MEC, a tradição se manteve pelas mãos de alguns produtores que serão lembrados no programa, como Perilo Galvão Peixoto, Weber Duarte, Carina Amorim e Zito Batista Filho. Zito foi por décadas responsável pela seleção e programação de óperas na MEC. Essa atuação o transformou num dos maiores especialistas do assunto no Brasil, chegando a publicar um livro de fôlego, contendo as origens e as fontes de 222 óperas, com seus resumos, ato por ato.
No Memória Rádio MEC, que vai ao ar na madrugada de quarta (21) para quinta-feira, vamos lembrar um pouco a história desse programa tão emblemático, e trazer trechos de produções de Zito Batista, Weber Duarte e Carina Amorim. O formato e as especificidades dessa produção serão também abordados.
A Série Memória Rádio MEC dedicada a produtores e programas vai ao ar sempre na madrugada de quarta para quinta, à meia-noite e meia, com reprises nos finais de semana.