Ela é reconhecida internacionalmente como a dama da radio-arte brasileira. Lilian Zaremba, artista visual, roteirista, radioasta e pesquisadora doutora em teorias da comunicação é a homenageada deste Memória Rádio MEC.
Lilian ingressou na Rádio MEC na década de 1970. Na época, estudava flauta doce e teoria musical na Pro-Arte, em Laranjeiras. O convite para fazer um piloto para a emissora partiu de Gustavo José Meyer, que sugeriu à ela que apresentasse uma proposta de série sobre Música Antiga, naquele momento conteúdo inexistente na grade da programação.
De lá pra cá foram incontáveis programas, dedicados à música de todos os tempos, da música étnica à eletrônica, do clássico ao pop. Mas, não é só isso: a inquietude de pesquisadora faz com que seus programas tragam também perguntas e provocações sobre o meio rádio, suas técnicas e saberes.
No Memória Rádio MEC que vai ao ar na madrugada de quarta (14) para quinta-feira (15), trechos de algumas produções de Lilian com os mais diversos perfis: Àurea Música, Rádio Atlas, Rádio Mutandis, Rádio Esfera, Rádio Escuta, Rádio Mirabilis, Pizzicato e Musisfério.
A Série Memória Rádio MEC dedicada a produtores e programas vai ao ar sempre na madrugada de quarta para quinta, a meia-noite, com reprises nos finais de semana.