Agostinho dos Santos dizia que um dos melhores momentos de sua vida foi ao lado do conjunto de Oscar Castro Neves no festival Bossa Nova, de 1963, no Carnegie Hall de Nova Iorque. Não é para menos, o show foi o marco da Bossa Nova no mundo.
Agostinho era tímido, mas tinha uma voz tão afinada e uma interpretação que envolvia completamente. Deixou a timidez de lado para participar do filme " Orfeu do Carnaval", que deu o Oscar ao francês Marcel Camus.
A imagem de Agostinho sentado à janela de uma casa de favela, tendo ao fundo a bela paisagem do Rio de Janeiro correu o mundo. Morreu prematuramente e tragicamente, aos 40 anos, no avião que caiu em Paris em 1973.
Confira aí um trecho de " Manhã de Carnaval" de Luis Bonfá e Antonia Maria. Música que Agostinho cantava na famosa cena do filme de Camus.
O Momento Três em homenagem a Agostinho dos Santos vai ao ar neste sábado (25), às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília (96,1MHz). Você também pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui o site das Rádios EBC.