O programa Momento Três, da Rádio Nacional FM de Brasília, desta quarta-feira (29), comemora os 169 anos da Princesa Isabel, a mulher que mudou a história do Brasil.
"Mil tronos eu tivesse, mil tronos eu daria pela liberdade". Esta foi a afirmação que a Princesa Isabel fez quando alertada por políticos de que a abolição da escravatura poderia significar o fim da monarquia.
Mesmo 147 anos depois da assinatura da Lei Áurea, poucos reconhecem o real papel da Princesa Isabel. Sim, ela não apenas assinou a lei. Lutou durante anos e anos pela libertação dos escravos.
Nascida e criada no Brasil, Isabel sofreu a influência de preceptores que narravam as histórias de uma Europa sem segregação, de liberdade de pensamento e de igualdade. O marido, Conde "D", também compartilhava dos mesmos sentimentos e ajudou Isabel a trabalhar pelo fim da escravidão.
No primeiro período como regente, ela assinou a Lei do Ventre Livre e trabalhou com abolicionistas para esclarecer e mobilizar a população. Escondia escravos fugitivos no próprio palácio e financiava quilombos.
Mandou a Lei Áurea para votação no Congresso, convocou manifestações populares e ficou sentada no palácio esperando para assinar o decreto, 5 minutos após a sua votação. Uma mulher extraordinária que, pouco mais de um ano depois, foi expulsa do país com o fim da Monarquia.
Morreu no exílio, trabalhando nos esforços humanitários da Primeira Guerra Mundial. Seu corpo só voltou ao Brasil em 1953 e está sepultado na Catedral de Petrópolis, que ajudou a construir.
Confira no player acima um trecho do samba enredo “Liberdade, Liberdade”, que conta esta história.
O Momento Três em homenagem à Princesa Isabel vai ao ar nesta quarta-feira (29), às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília (96,1MHz). Você também pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.