Durante os governos militares, variações rítmicas e de estilo do Hino Nacional eram proibidas. Só a partir dos anos 90 o registro do Hino em outras versões passou a ser encarado como uma manifestação cultural. A lei proclamada em 1971 continua valendo e em eventos oficiais a execução deve obedecer as normas originais.
Composto em 1831, o Hino Nacional brasileiro chegou a ser substituído depois de um concurso criado por Deodoro da Fonseca, após a proclamação da República. Contudo, o povo brasileiro não aceitou a troca e o hino de Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manoel da Silva foi retomado.
Nesta edição especial do dia 7 de setembro, o Momento Três apresenta o Hino Nacional nas versões dos grupos Cavaleiros de Jorge, Forroneirão e do músico Romero Lubamo.
Dia da Independência: acompanhe ao vivo pelas rádios da EBC
No rádio, esta edição vai ao ar às 10h, desta segunda-feira (31), mas você já pode conferir o programa por aqui. Para ouvir, basta clicar no player no topo desta matéria!
O Momento Três vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.
Vote na sua música favorita do Festival de Música Nacional FM 2015!