Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Herivelto Martins, Chico Buarque e Moacir Luz lembram o lirismo das praças

Dia da Praça é comemorado nesta quinta-feira (22). Na música,

As praças sempre foram sucesso absoluto no Brasil e no mundo. E nesta quinta-feira (22), acredite, é o Dia da Praça. Não existem maiores informações sobre a data. E nem precisamos, afinal, tem coisa mais gostosa do que curtir uma praça?

 

As cidades foram se desenvolvendo ao redor das "ágoras" dos gregos e dos "fóruns" romanos. Depois as piazzas se tornaram mercados e na Espanha as sedes administrativas e as casas mais importantes também faziam fronteira com grandes praças.

 

Até o século 18, as praças eram concebidas para a nobreza. Depois, se tornaram espaços democráticos e populares. Uma curiosidade: a maior praça do mundo fica em Jacarta, na Indonésia, e tem mais de um milhão de metros quadrados. A segunda fica no Brasil, a Praça dos Girassóis, em Palmas, no Tocantis. E o Brasil ainda tem outras duas, em São Paulo e Porto Alegre, na lista das dez maiores.

 

Na música, as praças são pura inspiração, em especial, para Chico Buarque, que tem nada menos do que 20 canções com citações a elas.

 

No player acima, você confere Praça Mauá: Que Mal Há?, de Moacir Luz; Praça Onze, de Herivelto Martins, com Grande Otelo, com Zezé Mota, Elizete e Peri; e O Chorinho, de Chico Buarque.

 

O Momento Três comemora esta data especial na edição desta quinta-feira (22). Confira!

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h, durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco.

 

O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.

 

 Confira também:  Pelé: Rei do Futebol é compositor e já serviu de inspiração para muitas canções



Criado em 22/10/2015 - 12:27 e atualizado em 22/10/2015 - 11:07

Mais do programa