A música Rio Antigo foi um dos maiores sucessos dos anos 50, registrando a marca recorde, até então, de 700 mil cópias vendidas. Música criada por um mestre. Por um mestre que completaria 91 anos nesta segunda-feira (21). Altamiro Carrilho, infelizmente, nos deixou em 2012.
Na verdade. Altamiro, ainda menino, tocava lira. A paixão pela flauta surgiu na adolescência. Foi na Rádio Nacional, no programa de calouros de Ary Barroso que Altamiro conseguiu reconhecimento.
Ganhou fama de improvisador e começou a participar de grupos, discos e shows. Acabou por substituir Benedito Lacerda no conjunto regional de Garoto e passou a acompanhar nomes como Vicente Celestino, Orlando Silva e Francisco Alves.
A Era do Rádio passou, mas não a música de Altamiro, que é responsável pela sobrevivência e a redescoberta do chorinho.
Nos 91 anos de Altamiro Carrilho, você confere no Momento Três Doce de Coco, de Jacob do Bandolin; Naquele Tempo, de Benedito Lacerda e Pixinguinha; e, é claro, Flor Amorosa, de Joaquim da Silva Calado e Catulo da Paixão Cearense.
No rádio, esta edição vai ao ar às 10h e às 22h, desta segunda-feira (21), mas você já pode conferir o programa por aqui. Para ouvir, basta clicar no player no topo desta matéria!
O Momento Três vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 15h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.