Sweet Jane do Velvet Underground é lembrada até hoje, mas o grupo jamais fez aquele sucesso comercial esperado. Sucesso comercial, porque entre os músicos, os mais antenados nos anos 60, o Velvet virou uma espécie de inspiração do rock. Não foi a toa que nomes como Iggy Pop e David Bowie admitem esta influência.
E era Lou Reed o principal responsável por esta verdadeira revolução musical. Em 1972 ele deixou o grupo para investir na carreira solo. Mais uma vez o sucesso comercial não veio, mas a admiração é eterna.
Lou, sua voz diferenciada, letras poéticas e temas como a desigualdade social e as drogas. Além de ser apontado como um dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos, Lou Reed ainda fascinava no teclado, na harmônica e na produção musical.
Ele também foi radialista por décadas. Dizia amar o rádio que revelava a verdadeira música, sem manipulações das imagens do vídeo. Foi um novaiorquino que ousou e abusou.
Nesta quarta-feira (2) completaria 74 anos. Nos deixou em 2013, depois de se submeter a um transplante de fígado.
O Momento Três homenageia Lou Reed trazendo versões de seus maiores sucessos. Ouça Perfect Day, Satellite of Love e Walk on the Wild Side. No rádio, esta edição vai ao ar às 10h e às 22h, desta quarta-feira (2), mas você já pode conferir o programa por aqui, no player no topo desta matéria.
Ouça também: Momento Três faz homenagem a George Harrison
O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.