Ele nasceu em Pernambuco, foi engenheiro em São Paulo e adotou o Rio de Janeiro como a sua cidade. Manuel Bandeira é um dos maiores poetas e ensaístas do Brasil e completaria 130 anos nesta terça-feira(19).
Foi a tuberculose a responsável por acabar com a carreira de engenheiro. Recuperando-se na Suíça, Bandeira começou a escrever mais e mais sobre o que sentia e sobre o país que amava tanto.
Em 1912 introduziu na literatura brasileira o chamado verso livre e em 1922 foi um dos grandes nomes da Semana de Arte Moderna. Segundo os críticos, Manuel Bandeira mostrava a paixão de viver em forma lírica e intimista. Entre suas obras estão "Estrela da manhã", "Crônicas da Província do Brasil" e "O Itinerário de Passárgada”.
Nos deixou há 48 anos, sempre trabalhando em seus livros, colaborando com jornais e mais: fazendo questão de ser professor, que considerava sua maior missão. Seus versos também foram transformados em músicas.
Ouça os sucessos: "Testamento", "Brisa" e "Trem de Ferro Café com Pão" em homenagem ao poeta Manuel Bandeira em mais um Momento Três.