Nesta edição do Mosaico, você confere uma entrevista exclusiva com a cantora paraense Thays Sodré sobre seu álbum de estreia "Flor do Destino" (Selo Porangareté).
Thays nasceu em São Domingos do Capim, conhecida como a “Capital da Pororoca”. Quando pequena, formou sua base musical e artística no contato com a riqueza cultural da região; tempos depois, aos 16 anos, partiu rumo à Cidade Maravilhosa para fazer faculdade, e lá conheceu o fervilhante cenário do forró carioca, onde começou a carreira nas bandas "Uirapuru" e "Amargô".
Em 2019, foi premiada no Festival Forró da Lua Cheia (Altinópolis/SP) como Melhor Banda (Amargô) e Melhor Música, com a canção "Forró do Manguezal" (Carinhoso e Pedro Vargas). Em 2019, Thays conquistou os títulos de “Cantora Revelação” e “Melhor Intérprete” no Festival Nacional Forró de Itaúnas, a capital nacional do forró no Espírito Santo.
Já partilhou o palco com artistas como Nilson Chaves, Raiz do Sana, Nó Cego, Trio Forrozão, Marcelo Jeneci, Juliana Linhares e Chico Chico. Foi curadora do projeto “Forró das Trabalhadoras” ao lado do “Embaixador do Forró”, Marinho Braz, grande difusor do forró pé-de-serra pelo Brasil e pela Europa.
Em 2023, ao lado do produtor e violonista Rodrigo Garcia, ganhou o 1º Lugar no Festival da Canção de Rio Bonito (RJ), e o 2º Lugar e o título de melhor Intérprete no 15º Festival da Canção de Bela Vista de Minas (MG), com a música “Para Nos Molhar”, de Gui Fleming, que também integra o álbum "Flor do Destino".
Em seu trabalho de estreia, Thays Sodré apresenta a canção homônima que dá nome ao álbum - composta por Nilson Chaves e Vital Lima, grandes nomes da MPP, música popular paraense. “Não vou sair” (Celso Viáfora) e "Sabor Açaí" (Joãozinho Gomes e Nilson Chaves) também ganharam novas versões embaladas pelas memórias afetivas da cantora.
O disco também traz composições autorais - o samba “Confissão” e “Encanto”, um “brega-abolerado” em parceria com Rodrigo Garcia, produtor do álbum. O músico é diretor artístico do selo Porangareté, e já trabalhou com artistas como Cássia Eller, Zélia Duncan e Cátia de França, além de jovens talentos da nova MPB como Julia Vargas, Daíra e Chico Chico.