Nesta edição do Mosaico, você confere uma homenagem à poeta e escritora Adélia Prado, que recebeu no último dia 18 o Prêmio Camões de Literatura - maior honraria para escritores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O anúncio foi feito em junho do ano passado, e esta semana, na terça-feira (18), o presidente Luís Inácio Lula da Silva e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, entregaram o prêmio ao filho de Adélia, Eugênio Prado, representante da escritora na cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Em junho do ano passado, ela também foi vencedora do Prêmio Machado de Assis - o mais importante do Brasil na literatura, entregue pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
Adélia Prado nasceu em Divinópolis (MG), em 13 de dezembro de 1935. Tem 89 anos, e é considerada a maior poeta viva do país. Foi professora por 24 anos, e após a aposentadoria, passou a dedicar-se exclusivamente à poesia.
Seus poemas têm linguagem simples e direta, e forte sentido espiritual. Aborda temas como amor, família, fé, cotidiano e a alma feminina.
Acompanhe mais no player acima.