Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Música africana de Lokua Kanza no Música do Mundo.

Ouça Lokua Kanza e sua música africana.

O Música do Mundo, da Rádio Nacional FM Brasília, apresenta para você neste domingo (04), às 10h15, o músico, compositor e cantor Lokua Kanza. Nascido em Bukavu, no leste da República Democrática do Congo (ex- Zaire), sua mãe nasceu nas montanhas de Ruanda, região conhecida por sua refinada música que contempla uma beleza especial nas melodias. Quando criança,  cantou em corais de igreja e queria ouvir o jazz - era assim que se referia a toda música estrangeira de James Brown.

 

Ele declarou que aos 13 anos viu um concerto de Miriam Makeba e, naquela noite, decidiu tornar-se cantor. Quem o incentivou primeiro foi um amigo, Ray Lema, que o presenteou com seu primeiro instrumento, uma guitarra. Logo depois, entrou para o Conservatório de Kinshasa para estudar violão clássico, teoria musical e harmonia. Com sua formação tradicional, popular e erudita, aos 19 anos, era nomeado diretor da Orquestra do Balé Nacional de Kinshasa.

 

Lokua Kanza gravou vários discos, por muitas vezes com pequenos corais utilizando vozes femininas,  e se tornou muito conhecido como uma das principais vozes da África no mundo. Não perca! Ouça aqui um trecho da canção Mungu.



Criado em 03/05/2014 - 22:22 e atualizado em 04/05/2014 - 15:57

Mais do programa