Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira um especial de Páscoa no Música e Músicos do Brasil

No programa, obras de José Maurício Nunes Garcia, José Maria Xavier e Francisco Mignone

Música e Músicos do Brasil

No AR em 01/04/2021 - 18:08

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (4 de abril) faz um especial, com um repertório brasileiro dedicado à Páscoa, com obras de José Maurício Nunes Garcia e José Maria Xavier.  

José Maurício Nunes Garcia é, sem dúvidas, um dos maiores nomes da música brasileira de estética barroca e neoclássica. Ele viveu durante o período de transição entre o Brasil Colonial e o Império e muito cedo revelou um talento para a música, tendo composto a sua primeira obra em 1.783, aos 16 anos.

Apesar de ter escrito importantes modinhas, sinfonias e outras obras seculares, José Maurício Nunes Garcia, por ter se ordenado padre em 1792, possui um catálogo musical predominantemente composto por obras sacras, como as “Matinas da ressurreição", dedicadas à Páscoa.

As matinas, como o próprio nome sugere, são atividades litúrgicas realizadas na madrugada, nas primeiras horas do dia. Além desta obra de José Maurício, outra importante composição dedicada ao domingo de Páscoa, é “Matinas da ressurreição", composta em 1869, pelo padre José Maria Xavier, que viveu uma geração depois de José Maurício Nunes Garcia possui obras com características mais próprias do neoclassicismo e do romantismo. 

Ao longo da história, diversos outros compositores escreveram obras com a temática de Páscoa, não necessariamente destinadas à cerimônia religiosa. Um bom exemplo é a agradável peça intitulada “A Boa Páscoa para Você, Devos!”, uma das 16 valsas para fagote solo escritas por Francisco Mignone e dedicadas a seu amigo Noel Devos. 

Criado em 01/04/2021 - 18:08

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa