O Música e Músicos do Brasil deste domingo (02) apresenta o álbum “OSB de Casa – Clássica Brasileira”, gravado virtualmente em 2020, durante a pandemia, e lançado em abril de 2021.
Em 2020, ano em que a Orquestra Sinfônica Brasileira completou 80 anos de atividades, fomos surpreendidos pela pandemia do novo coronavírus, o que fez com que muitos eventos artísticos fossem cancelados. A OSB, porém, se reinventou de forma surpreendente, lançando uma temporada digital, em substituição aos concertos presenciais. Entre setembro e dezembro de 2020, o público pode conferir, através das redes sociais, as gravações da orquestra durante a “Série Clássica Brasileira”, com interpretações de obras de alguns dos mais importantes compositores do nosso país, como Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga e José Siqueira, além de estreias mundiais de Rodrigo Cicchelli, Liduíno Pitombeira, Carlos dos Santos, entre outros.
Além do álbum lançado pela OSB, em comemoração aos seus 80 anos, o Música e Músicos do Brasil apresenta também uma homenagem à Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que comemora 90 anos de atividades. O programa traz uma gravação de 2004 da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Sílvio Barbato, interpretando a "Suíte para Orquestra de Câmara", de Villa-Lobos.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.