Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira alguns ritmos nordestinos de festa junina no Música e Músicos do Brasil

O programa faz um especial de São João e destaca alguns compositores de concerto, que escreveram obras em ritmos característicos desta época do ano.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 27/06/2021 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (27), último do mês de junho, apresenta uma edição especial de São João, com algumas obras compostas nos tradicionais ritmos nordestinos comuns nesta época do ano, como quadrilha, xote e baião.

Considerada a segunda festa popular brasileira mais importante (ficando atrás apenas do Carnaval), a festa junina foi trazida para o Brasil por meio dos colonizadores portugueses. Mas a tradição fundiu-se com outra prática, que era realizada pelos índios durante o mês de junho. E essa união de elementos indígenas e portugueses tornou a nossa festa junina única e diferenciada, em todo o mundo.

Com predomínio de instrumentos bem tradicionais, em especial o triângulo, a sanfona e a zabumba, os principais ritmos encontrados nas festas juninas são oriundos do nosso Nordeste brasileiro, como o xaxado, baião, xote, samba-de-coco e quadrilha. 

O programa traz um diversificado repertório, com compositores que escreveram obras utilizando elementos característicos das músicas nordestinas, típicas das festas juninas. Ouça obras de Radamés Gnattalli, Sivuca, Hermeto Pascoal, Villani Cortes, Luiz Gonzaga, e muito mais.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 26/06/2021 - 15:53

Mais do programa