Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Obras de Chiquinha Gonzaga, no Música e Músicos do Brasil

Música e Músicos do Brasil

Música e Músicos do Brasil

No AR em 05/03/2022 - 12:59

No programa, confira também um pouco do álbum “Nove trompetes e um piano”, do trompetista carioca Fabio Brum.

Nesta semana do Dia Internacional da Mulher, o Música e Músicos do Brasil deste domingo (6) apresenta obras de uma das mais importantes compositoras do nosso país, Chiquinha Gonzaga, gravadas pela pianista Maria Teresa Madeira.

Apesar de muitas vezes serem colocadas em segundo plano na história da música, inúmeras mulheres conseguiram superar os obstáculos sociais de sua época, produzindo peças de altíssima qualidade e em diferentes estilos. É o caso de Eunice Katunda, Cirlei de Hollanda, Esther Scliar, Vania Dantas Leite, Jocy de Oliveira, Marisa Rezende, entre muitas outras.  

O programa destaca algumas obras da pioneira Chiquinha Gonzaga, que nasceu no Rio de Janeiro em 1847, e é considerada um marco da composição feminina no Brasil. Uma mulher à frente de seu tempo, Chiquinha Gonzaga teve que enfrentar inúmeros desafios e preconceitos para se impor no meio artístico, até mesmo com a sua família e marido, que eram contra a sua carreira na música. Chiquinha é autora de obras imortais, como Corta-Jaca e Lua Branca, sendo a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, a primeira pianista a tocar Choro, e a compositora da primeira marchinha carnavalesca brasileira, “Ó abre alas”. 

E ainda no programa, confira um pouco do álbum “Nove trompetes e um piano”, do instrumentista Fabio Brum, lançado em janeiro de 2022 pelo selo Naxos. O trabalho reúne diversos compositores nacionais e internacionais, que dedicaram obras a este importante trompetista carioca de 40 anos. 

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC. 

Criado em 05/03/2022 - 12:59

Mais do programa