Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a homenagem a Bidu Sayão

Confira também uma recém-lançada gravação da obra BWV 998 de Bach interpretada pelo violonista Nicholas Abdo e o baterista Diego Pereira

Música e Músicos do Brasil

No AR em 22/05/2022 - 20:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (22) homenageia a grande soprano brasileira Bidu Sayão, cujos 120 anos de nascimento foram comemorados no último dia 11 de maio. 

Uma das maiores figuras do canto lírico nacional e internacional, Bidu Sayão é reconhecida como uma das mais célebres vozes do século 20, ela foi intérprete de importantes papéis operísticos, como Zerlina (em Don Giovanni), Suzana (em As Bodas de Fígaro), Mimi, em La Bohème, e o papel-título de Manon, de Massenet. 

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Balduína de Oliveira Sayão iniciou seus estudos de canto com 13 anos, sob orientação da professora ítalo-romena Elena Theodorin.

Com apenas 18 anos, Bidu passou a estudar na França, e, desenvolvendo uma técnica impecável, conquistou os palcos na Europa. Sua estreia profissional ocorreu no ano de 1926, no Teatro Constanzi em Roma, no papel de Rosina em “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini. 

Ao longo de sua carreira, Bidu Sayão se apresentou em diversos países, como Itália, Argentina, França e Estados Unidos. Ela foi contratada pela Filarmônica de Nova York, a convite de um dos maiores regentes da época, o italiano Arturo Toscanini, que era um grande admirador de sua voz.

Pouco tempo depois, Bidu passou a fazer parte do Metropolitan Opera House, onde trabalhou por mais de 15 anos e realizou cerca de 150 apresentações.

Johan Bach

Ainda no programa, confira uma recém-lançada gravação bastante interessante do “Prelúdio, fuga e allegro BWV 998”, de Johann Sebastian Bach. A obra, originalmente escrita para alaúde ou cravo, ganhou uma versão inusitada para violão e bateria, em uma gravação lançada no final de 2021 pelo violonista Nicholas Abdo e o baterista Diego Pereira.

Mesmo pouco usual, a combinação do timbre dos instrumentos encaixou muito bem nesta obra que, segundo o violonista Nicholas Abdo, era um “tipo de música bastante utilizado para entretenimento social das noitadas da corte de Leipzig”. 

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 20h, na Rádio MEC.
 

Tags:  Bidu Sayão

Criado em 18/05/2022 - 13:02

Mais do programa