Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial 110 anos de Eleazar de Carvalho, no Música e Músicos do Brasil

Programa apresenta a trajetória artística deste grande nome da regência do nosso país

Música e Músicos do Brasil

No AR em 26/06/2022 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (26) homenageia os 110 anos de nascimento de Eleazar de Carvalho, com um pouco da trajetória artística deste grande nome da regência do nosso país. 

Eleazar de Carvalho nasceu em 28 de junho de 1912 em Iguatú, no Ceará, e morreu em São Paulo em 12 de setembro de 1996, aos 84 anos de idade. Tido como um dos principais maestros da história, seu legado é reconhecido internacionalmente: ele foi um dos maiores responsáveis pela propagação da música brasileira pela Europa e nos Estados Unidos, estando à frente das mais renomadas orquestras mundiais, incluindo a Sinfônica de Londres e as Filarmônicas de Berlim e Viena. 

Com um currículo extenso e respeitado, Eleazar de Carvalho é um dos maiores nomes da regência do nosso país. Ele também ocupou os cargos de diretor artístico da Saint Louis Symphony Orchestra, nos Estados Unidos, da Orquestra Sinfônica Brasileira, do Estado de São Paulo e de Porto Alegre. Na área da educação musical, atuou como professor de regência na Universidade de Yale (nos Estados Unidos), e foi diretor artístico do Festival de Inverno de Campos do Jordão de 1973 até o ano de sua morte, em 1996. 

Eleazar também foi membro da Academia Brasileira de Música e responsável pela criação de diversos cursos, prêmios e bolsas de estudos, sempre buscando incentivar o progresso de jovens talentos, além de valorizar a produção musical contemporânea. 

Uma das principais contribuições de Eleazar de Carvalho foi a sua preocupação em difundir o repertório brasileiro de concerto. Em sua longa jornada, ele recebeu o reconhecimento de ser um dos mais importantes divulgadores da obra de Heitor Villa-Lobos.

Ouça mais no player acima. 

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC

Criado em 24/06/2022 - 20:12

Mais do programa