Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem a José Siqueira, no Música e Músicos do Brasil

E ainda no programa, confira mais algumas importantes gravações com a soprano Niza de Castro Tank

Música e Músicos do Brasil

No AR em 19/06/2022 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo celebra os 115 anos de nascimento do compositor e regente paraibano José Lima de Siqueira, uma das mais importantes figuras da música brasileira do século XX. Siqueira estudou com Francisco Braga e Walter Burle-Marx, no antigo Instituto Nacional de Música, e fez uma brilhante carreira de compositor e regente no Brasil e no exterior. Ele também era formado em direito e lutou em nome da cultura do nosso país, fundando importantes organizações e conjuntos, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Sinfônica do Recife, a Sinfônica Nacional, e até mesmo a Ordem dos Músicos do Brasil.  

Apesar de ter sido um dos nomes mais importantes da música do século 20, José Siqueira, durante muito tempo, teve seu nome apagado da história devido a diversos conflitos políticos, chegando a ser obrigado a se retirar do país durante o Regime Militar. Ocupante da cadeira de número 8 da Academia Brasileira de Música, Siqueira faleceu em 1985, aos 77 anos, deixando uma vasta obra composta por óperas, sinfonias, cantatas, música de câmara e concertos. 

E ainda no programa, confira mais algumas importantes gravações com a soprano Niza de Castro Tank. Niza deu voz a importantes papéis operísticos, como em “Rigoletto”, “O Barbeiro de Sevilha”, “La Traviata" e “A Flauta Mágica”, além de ter sido uma das maiores solistas brasileiras da “Nona Sinfonia” de Beethoven, da “Missa em Si Menor” de Bach, “O Messias”, de Handel, e outras renomadas composições, além de ter sido uma das maiores divulgadoras de obras de compositores brasileiros, em especial Carlos Gomes.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Tags:  José Siqueira

Criado em 18/06/2022 - 12:17

Mais do programa