Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira um repertório dedicado a Guerra-Peixe

Programa deste sábado (6) traz mais um lançamento da série “A música do Brasil”, do selo Naxos, com a Orquestra Filarmônica de Goiás e a regência de Neil Thomson

Música e Músicos do Brasil

No AR em 06/04/2024 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste sábado (6) apresenta um repertório inteiramente dedicado a César Guerra-Peixe, um dos principais compositores do nacionalismo musical brasileiro. Este é mais um lançamento da série “A música do Brasil”, parte do projeto “Brasil em Concerto”, do selo Naxos.  

Lançado em março de 2024, este álbum foi gravado pela Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a regência de Neil Thomson e participação do violinista Abner Landim, e apresenta três obras bastante conhecidas de Guerra-Peixe.  

O programa inicia com a composição mais extensa do compositor, intitulada “A Retirada da Laguna”. Escrita em 1971 sob encomenda da Rádio MEC, e dedicada a Avelino Henrique dos Santos, esta suíte orquestral programática é inspirada no livro homônimo do romancista, historiador e estadista Visconde de Taunay, e descreve um dos momentos mais dramáticos da Guerra do Paraguai. A obra, dividida em três seções e dez movimentos, varia do tom solene ao festivo, retratando desde a beleza do Pantanal até os horrores do conflito, terminando com uma mensagem pacifista na "Canção à Irmandade Universal".  

Além da Orquestra Filarmônica de Goiás e a regência de Neil Thomson, esta gravação contou com a participação do violinista Abner Landim, formado na Escola de Música Buchmann-Mehta, sendo destaque em 2013. Ladim também foi spalla em orquestras no Brasil e em Israel, e atua na Filarmônica de Goiás desde 2015. Neste álbum, ele interpreta o “Concertino para Violino e Orquestra de Câmara”, escrito em 1972 por Guerra-Peixe. A obra reflete a estética do Movimento Armorial, visando integrar a cultura popular nordestina à arte clássica.  

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste sábado, às 19h, na Rádio MEC

Criado em 04/04/2024 - 11:32 - Episódio Música e Músicos do Brasil 06/04/2024

Mais do programa