Ouça no programa o lançamento de abril de 2024: "Pianolatria", que traz um repertório inteiramente dedicado à música brasileira, interpretado pelo renomado pianista Cristian Budu.
O álbum lançado pelo Selo Sesc, é uma homenagem ao pensamento de Mário de Andrade, inspirado em um artigo do autor, que criticava a dependência do piano na vida musical paulistana. No entanto, Budu ressignifica essa crítica, apresentando o piano como uma ferramenta para explorar e ampliar a identidade musical brasileira.
O disco duplo não se limita a uma divisão entre música erudita e popular, mas sim, valoriza as diferentes expressões musicais que compõem nossa identidade nacional.
O repertório de “Pianolatria” reflete a rica fusão de influências europeias e afro-brasileiras, abordando tanto compositores que marcaram a história do piano no Brasil, quanto obras que merecem ser redescobertas. O pianista Cristian Budu procura, com isso, apresentar um panorama amplo e diverso, transitando entre gêneros e épocas, sempre com a intenção de promover um diálogo entre o passado e o presente da nossa música.
Neste trabalho, Cristian Budu contou com o apoio do Instituto Piano Brasileiro para a pesquisa e seleção das obras, garantindo um repertório que percorre desde as composições de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, até criações mais recentes. Com este trabalho, Budu não só homenageia o piano, mas também convida o ouvinte a redescobrir a riqueza do nosso patrimônio musical.
Além do álbum de Budu, o programa continua com sua homenagem ao grande maestro Carlos Eduardo Prates, que neste mês estaria completando 90 anos de vida.
Nascido em 9 de setembro de 1934, em Belo Horizonte, Carlos Eduardo Prates destacou-se como um dos mais notáveis maestros brasileiros. Ele teve aulas com o compositor alemão radicado no Brasil Hans-Joachim Koellreutter, e continuou sua formação na Alemanha, onde estudou com Herbert von Karajan.
Sua versatilidade e técnica gestual única o levaram a ser aclamado tanto no Brasil quanto internacionalmente, onde ganhou dois primeiros prêmios em concursos de regência em São Paulo e Florença.
Sempre comprometido com a educação musical e a formação de novos talentos, Prates foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e fundador do Centro Coral Sinfônico Infanto-Juvenil.
O maestro também deixou sua marca na história da nossa emissora, atuando como colaborador do Projeto Minerva, e como regente titular do Coral da Rádio MEC e da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC. Para o Projeto Minerva, ele produziu importantes programas de cunho educativo, como “A Criança, o Maestro e a Música” e “Como Ouvir e Entender a Música”.
Saiba mais no Música e Músicos do Brasil. Sábado, às 19h, na Rádio MEC.