O Música e Músicos do Brasil deste sábado (12), em comemoração ao Dia das Crianças, apresenta uma seleção especial de obras que celebram o universo infantil, escritas por alguns dos principais compositores da música de concerto no nosso país.
Um dos principais compositores que escreveram obras com a temática infantil é Heitor Villa-Lobos. Para ele, a educação musical das crianças e dos jovens era essencial. E pensando nisso, ele desenvolveu diversos projetos na área de educação, com destaque para o grandioso projeto do "Canto Orfeônico" nas escolas públicas e o seu “Guia Prático para o Ensino de Música”. Neste "Guia Prático", escrito entre 1932 e 1936, Villa-Lobos organizou uma coletânea de canções populares brasileiras adaptadas para o uso educacional, com o objetivo de aproximar as crianças da rica tradição folclórica do país. Essas canções simples e acessíveis, extraídas do imaginário popular, ajudaram a formar gerações de músicos e apreciadores da música. Entre elas, destacam-se as peças “A pombinha voou”, “No fundo do meu quintal”, “Xô! Passarinho!”, “O gato” e “Brinquedo”.
Outro nome que não podemos deixar de fora quando abordamos a música clássica para criança é César Guerra-Peixe. Além da influência folclórica, Guerra-Peixe também escreveu peças que remetem ao imaginário infantil, como a obra "Petrópolis da minha Infância", com os movimentos: “A baronesa sobe a serra”, “Crianças na praça da liberdade”, “Barquinhos do Cremerie” e “Os índios do Morin”.
Entre os compositores contemporâneos, Tim Rescala se destaca por sua habilidade de conectar o público infantil com a música de concerto. Conhecido por sua versatilidade e criatividade, Rescala combina humor e educação em suas obras, como na ópera "A redenção pelo sonho".
Além de Villa-Lobos, Guerra-Peixe e Rescala, muitos outros compositores brasileiros, como Edino Krieger, Ernani Aguiar, Waldemar Henrique e Camargo Guarnieri, também exploraram o universo infantil em suas composições, enriquecendo a música brasileira com obras que continuam a encantar gerações.
Saiba mais no Música e Músicos do Brasil. Sábado, às 19h, na Rádio MEC