Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça o programa especial em homenagem aos 79 anos da Rádio Nacional

Saiba como foi a celebração do aniversário da emissora, no Clube

Nesta sexta-feira (11), um dia antes do aniversário de 79 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, parte da programação foi feita direto do Clube Ginástico Português, no Centro da cidade do Rio, ao vivo, com ancoragem de Cirilo Reis e diversas participações. Gerdal dos Santos e Daisy Lúcidi acompanharam Cirilo, apresentando as diversas atrações e personalidades presentes, todos parte da longa história da emissora. 

 

Clique no Player acima para ouvir o primeiro bloco da comemoração dos 79 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Primeiro Bloco

 

Neste primeiro bloco os convidados lembraram da importância da casa da Rádio Nacional, a Praça Mauá. Soraya Silveira, antropóloga, pesquisadora da UFRJ; e João Batista, criador do projeto Roteiros Geográficos do Rio de Janeiro, da UERJ, falaram sobre a importância da Praça Mauá e a relevância da Rádio Nacional do Rio de Janeiro estar localizada na região. Eles fizeram uma correlação do passado e do presente da região portuária, que vive um momento de revitalização marcante, principalmente com a demolição do viaduto da Perimetral. A Praça Mauá é o local onde se deu início à construção da paisagem carioca, foi onde o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, começou a ser visto.

 

A região teve diversos portos, local onde já desembarcaram mais de dois milhões de escravos, onde nasceu o samba, onde se construiu, na época, o maior prédio de concreto armado do mundo, o Edifício A Noite, a verdadeira casa da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Todos os participantes lembraram da importância da emissora, entre eles Tibério Gaspar; o governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão; Leila Victor; o escritor Roberto Salvador, que fez ampla pesquisa sobre o rádio teatro, além de ter atuado como radioator mirim, aos 13 anos de idade.

 

Segundo Bloco

 

Escute aqui a segunda parte do programa. 

 

A segunda parte da comemoração foi mais musical, mesclando artistas mais novos, como Artur Vinih, e cantoras de outras épocas, como Adelaide Chiozzo, Marion Duarte; além de outras personalidades, como Anna Bentes, viúva de Adolfo Bloch; Luiz Murilo, filho do cantor José Ricardo e vice-presidente da Funjor. Osmar Frazão falou sobre a crônica que escreveu homenageando os 79 anos da emissora, que abriu essa transmissão especial, lembrando também de nomes menos "famosos", mas de grande importância para essa história.

 

Terceiro Bloco

 

Escute aqui a terceira parte do programa.

 

A parte final da celebração de aniversário dos 79 anos da Rádio Nacional teve a participação artística de Alberto Gino, Elle de Lima, Leila Victor, Claudia Telles e Jerry Adriani, amigo pessoal de Cirilo Reis, fato que rendeu boas piadas. Gerdal fez menções de aplausos para pessoas importantes na história da emissora e que não estão mais entre nós, como Francisco Alves, Luiz Gonzaga, Emilinha, Marlene, entre muitos outros. Anna Bentes voltou a falar sobre a importância da emissora no cenário nacional; e Luiz César lembro sua participação no conjunto vocal Quatro Ases e Um Coringa

 

Para finalizar, Marcos Gomes, coordenador da emissora, agradeceu o carinho de toda a diretoria do Clube Ginástico Português por acolher a comemoração do aniversário da Rádio Nacional; e Gerdal informou e convidou o público para uma missa, marcada pelo funcionário Djalma de Castro, que tem mais de 60 anos de serviços prestados à rádio.

 

A missa acontece nesta segunda-feira (14), na Igreja de Santo Antônio dos Pobres, às 12h30, na Rua dos Inválidos, na Lapa, bem perto de onde, hoje, funciona a Rádio Nacional, junto às instalações da TV Brasil e das rádios MEC AM e FM.

 

Viva a Rádio Nacional do Rio de Janeiro!

Ouça em três blocos toda a comemoração desse aniversário!

Ouça a crônica escrita por Osmar Frazão homenageando os 79 anos da emissora!



Criado em 11/09/2015 - 23:02 e atualizado em 14/09/2015 - 17:03

Mais do programa