Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História entrevista João Barone sobre o Brasil na 2ª Guerra

Baterista dos Paralamas do Sucesso é filho de ex-combatente e autor do livro “1942 – O Brasil e sua guerra quase desconhecida”

Na Trilha da História

No AR em 13/11/2018 - 11:39

No segundo episódio sobre a participação dos brasileiros na Segunda Guerra Mundial, o Na Trilha da História tem como convidado o músico e escritor João Barone, baterista da banda Os Paralamas do Sucesso, filho de ex-combatente e autor do livro “1942 – O Brasil e sua guerra quase desconhecida”, relançado pela editora HarperCollins Brasil.

Livro "1942 - O Brasil e sua guerra quase desconhecida", de João Barone


Durante a entrevista, Barone explicou o contexto político que levou o Brasil ao conflito e detalhou algumas das batalhas travadas na Itália pelos brasileiros contra os alemães. "Durante os nove meses em que os brasileiros estiveram em combate, morreram cerca de 470 homens. Ou seja, uma média de dois soldados por dia. É uma conta que não deixa de ser uma conta assustadora. Então, foi uma guerra de verdade, foi uma guerra assustadora. Desde o momento em que os brasileiros saíram daqui nos navios deixando o Cristo Redentor para trás, eles se perguntavam: 'será que vou voltar vivo pra casa?'", comentou. 

Baterista dos Paralamas do Sucesso João Barone


Trilha Sonora

Confira as músicas desse programa: “Diplomata” (composição de Henrique Gonzales e interpretação de Moreira Silva); “Canção do Expedicionário” (Composição de Guilherme de Almeida e Spartaco Rossi / Interpretação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro); “Lurdinha” (Composição e interpretação do soldado e ex-combatente Natalino Cândido da Silva); e “Soldados da Paz” (Os Paralamas do Sucesso).

Confira os horários do programa

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h; Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h; Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz; Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz, com reprise no domingo às 7h; Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 13/11/2018 - 11:55 - Episódio Na Trilha da História - Brasil na 2ª Guerra parte 2

Mais do programa