Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arte Moderna é destaque do Na Trilha da História

Episódio traz o historiador de arte Pieter Tjabbes, a sobrinha-neta da pintora modernista Tarsila do Amaral e o compositor Antonio Nóbrega

Nos 95 anos da Semana de Arte Moderna, o Na Trilha da História revela as origens desse movimento ou conjunto de movimentos artísticos. Os convidados são o historiador de arte holandês Pieter Tjabbes, Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da grande pintora modernista Tarsila do Amaral, e o compositor Antonio Nóbrega.

O historiador Pieter Tjabbes traça as origens da Arte Moderna, partindo do Impressionismo francês, passando pela arte abstrata do holandês Mondrian e chegando a Semana de Arte Moderna. O evento reuniu pintores, compositores e músicos brasileiros no Teatro Municipal de São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Já Tarsilinha do Amaral comenta a vida e obra da tia-avó, dando especial atenção ao movimento Antropofágico e ao quadro "Abaporu", que em tupi-guarani significa "homem que come gente". Já o compositor Antonio Nóbrega, conhecido por criar espetáculos baseados na cultura popular, revela a influência que teve no seu trabalho o escritor Mário de Andrade, um dos idealizadores da Semana de 22.

Visitantes admirando na Pinacoteca de São Paulo o quadro "Antropofagia", pintado em 1929 por Tarsila do Amaral

 

Trilha Sonora
Este episódio traz as seguintes músicas: "The Charleston" (composição de James P. Johnson e interpretação de Bob Wilson and his Varsity Rhythm Boys); “Antropofágicos são paulistanos” (composição e interpretação de Daniela Mercury); "Abaporu"(composição de César Lacerda e Numa Ciro, interpretação de Laura Lopes); Tubi Tupy (composição e interpretação de Lenine); e "Na Pancada do Ganzá" (Composição e interpretação de Antonio Nóbrega).

Confira aqui os horários do programa completo
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz
Sábado, 7h e Domingo, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 13/02/2017 - 17:48 e atualizado em 14/02/2017 - 14:43

Mais do programa