O Nacional Jovem conversou com a Gerente de Programas e Relações Empresariais Childhood Brasil, Eva Dengler, que falou sobre o Programa Na Mão Certa.
Ouça no player abaixo:
A ideia do programa é evitar a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.
Segundo Eva Dengler, o programa nasceu de um estudo em 2006 sobre o perfil do caminhoneiro no Brasil. A partir dele, percebeu-se que eles poderiam auxiliar no combate à prostituição infantil nas estradas, como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
Ela comentou ainda o impacto de uma criança vítima de abuso sexual.
"Em relação ao envolvimento do caminhoneiro com a prostituição infantil, nas estradas, após a implantação do programa, caímos de 40% (2005) dos caminhoneiros para 13% (2015) dos caminhoneiros, em dez anos. O que é um índice de envolvimento muito baixo, considerando de onde nós saímos. O que nós mais percebemos no estudo é que eles compreendem que isso não pode continuar acontecendo, que isso é uma violação, que isso é um crime e que cada vez mais eles têm que atuar nesse processo", ressaltou a gerente da Childhood Brasil.
Eva contou que o programa teve desdobramento entre aquaviários.
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia e às 14h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.