O Nacional Jovem conversou com a psicóloga e psicanalista Daniela Teixeira Dutra Viola. Ela falou sobre um estudo que investiga a angústia juvenil.
Ouça no player abaixo:
A adolescência é uma fase de mudanças nas convicções, relacionamentos e no próprio corpo. Diante de tantas dúvidas, o não saber é um dos grandes responsáveis pela angústia juvenil.
O fato de o adolescente não se sentir confortável, não se reconhecer na família e nos grupos sociais gera grandes dúvidas e insegurança.
"Esses jovens ainda não encontraram um lugar para eles, ainda não se acharam, não sabem com o que querem trabalhar. Tudo isso é um grande vácuo que fica", disse Daniela.
A psicóloga lembrou que é importante escutar, dar o espaço que os jovens precisam e oferecer ajuda.
Ela falou também sobre a pressão em algumas etapas, como a época do vestibular, e a cobrança pela felicidade.
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.