O Nacional Jovem desta quarta-feira (6) fala sobre o tema da redação do Enem 2019: a Democratização do Acesso ao Cinema. Ediléia Martins conversou com a coordenadora do Videocamp, do Instituto Alana, Josi Campos. O projeto é uma plataforma on-line que possibilita, de forma gratuita, que qualquer pessoa em qualquer lugar possa realizar uma sessão de exibição de um dos filmes disponíveis no site.
Ouça no player abaixo:
Para ela, o tema foi uma grata surpresa. Josi acredita que o cinema é uma ferramenta muito potente de transformação social.
"No sentido que um filme pode te ajudar a refletir sobre temas muitos importantes que podem mover o mundo para uma direção mais justa, diversa e plural", afirmou.
Segundo a coordenadora, há relatos de pessoas que citaram o Videocamp na prova e marcaram depois em depoimentos.
"Porque aqui o que nos guia é que acesso à cultura e à informação é direito universal. Então, a gente está aqui para viabilizar e criar caminhos para que o maior número de pessoas possível tenha acesso a filmes potentes de forma gratuita", complementou.
Ela afirmou que não precisa de muita estrutura para exibir um filme. Josi lembrou ainda que só 10% das cidades brasileiras têm cinemas.
"Mas na falta de tela, toda tela importa. O que a gente acredita é que o cinema tem que chegar", explicou.
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.