Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comunicóloga fala sobre empreendedorismo e entrada do negro no mercado de trabalho

No Dia da Consciência Negra, servidora pública destaca a importância da data para o Brasil

Nacional Jovem

No AR em 20/11/2019 - 16:00

Hoje (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra, uma data criada com o objetivo de promover debates sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Mas será que temos mesmo o que comemorar? Para falar sobre esse tema, Ediléia Martins conversou com a empreendedora e comunicóloga, Paola Botelho, que fala mais sobre empreendedorismo e reparação da escravidão em diversos setores. Só para lembrar, ontem (19) foi o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino que tem como principal objetivo celebrar e apoiar a entrada de mulheres no universo corporativo. 

Segundo ela, "esse dia é um dia realmente de consciência, na luta de abertura de consciência. É um dia de luta para o movimento negro, de pessoas aguerridas como o escritor e ativista Abdias do Nascimento. É um dia de reflexão. De alguns anos pra cá, tem sido uma forma de reflexão comemorativa por ser uma conquista. Ter como Dia de Consciência Negra uma data que faça com que a população inteira reflita a respeito de ancestralidade, negritude e uma forma de garantir o respeito a nossa história afrodescendente. É uma forma de reparação também", explica Botelho.

De acordo com ela, muitas políticas públicas hoje são uma política de reparação, uma forma de garantir qual a importância do nosso povo e da nossa cultura. Para Paola, a ideia é respeitar as nossas diversidades entendendo que nós temos uma história ancestral negra, índia e européia. Na entrevista, ela fala também sobre a escravidão.

Sobre o mercado de trabalho, Paola aponta também o empreendedorismo como um caminho para reparação histórica. Mesmo porque, pondera Paola, o país tem uma população negra que consome muito e está à margem da sociedade. "Que a gente possa se ajudar enquanto afroempreendedores nessa lógica de uma sociedade que está permitindo que a gente tenha novos conhecimentos e que a gente possa empreender com propósito", acrescenta a servidora pública. 

Você sabe o que é afroempreendedorismo? Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 20/11/2019 - 14:37 e atualizado em 20/11/2019 - 14:36

Mais do programa