O Nacional Jovem desta segunda-feira (3) destaca mais uma vez idéias inovadoras protagonizadas por jovens. No Papo Cabeça de hoje Ediléia Martins conversou com o estudante Luca Moreira, e o técnico do projeto, João Vitor, sobre um sistema brasileiro que alerta sobre enchentes. Infelizmente, todo ano a gente vê essa situação em várias cidades do país.
Segundo explica João, "o projeto tem como objetivo alertar os motoristas, os cidadãos, os que estão transitando por um local que esteja alagado, de forma que ele possa evitar aquele local e não sofrer nenhuma consequência negativa de um possível acidente ou deslizamento. Ou até mesmo de contrair alguma doença. A nossa intenção é justamente ajudar as pessoas melhorando a qualidade de vida na cidade para que elas possam se locomover sem risco de vida. O sistema funciona com um sensor que será posto no meio-fio, e a partir dos dados obtidos pelo sensor, ele seria enviado a uma central no aplicativo", diz ele sobre a logística dos sensores.
A um passo de patentear o projeto, que ainda está em fase de desenvolvimento, o sonho dos meninos é testar o sistema agora com a chuva. A solução vem de estudantes de Goiânia que têm entre 13 e 16 anos de idade. Só por lá, são 91 pontos de alagamento registrados. A ideia foi aprovada pela Defesa Civil de Goiás, responsável por monitorar os pontos de risco da capital.
Na entrevista, Luca fala também sobre o uso da energia solar. Eles e outros 9 alunos fazem parte da equipe Nano Masters de robótica, da Interschool Brasil.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.