No Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, o Nacional Jovem desta quinta-feira (20) fala sobre o alto consumo de álcool e outras drogas pelos jovens. Até o dia 22, sábado, acontece em todo o país a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo.
Para falar sobre os perigos desses vícios, Ediléia Martins conversou com a psicóloga e presidente da ABEAD – Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, Renata Brasil.
Sobre bebida e carnaval a psicóloga explica que "essa é uma época em que se instituiu que haveria uma liberdade maior para a gente fazer o que quiser. Então, as pessoas se sentem mais à vontade para consumir substâncias psicoativas.. . Infelizmente, essa é uma associação que se deu ao longo dos anos". A Dra. ainda acrescenta que as pesssoas chegam a achar que é careta quem não bebe ou bebe pouco.
Na entrevista, ela comenta que com o álcool as pessoas ficam mais suscetíveis à agressividade, ao comportamento sexual de risco, mudança de humor, diminui a crítica e aumenta o risco de suicidio. Sem falar na chance da pessoa vir a desenvolver transtornos psiquiátricos. De acordo com a psicóloga, é função nossa (da sociedade) denunciar a venda/consumo de álcool por menores. Já que o cérebro do jovem se desenvolve até os 24 anos de idade. Daí, a importância dos pais acompanharem de perto.
E como evitar esses excessos durante a folia? Como os pais podem dar esse limite? Acompanhe a entrevista completa no player acima :
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.