Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Infectologista fala sobre a prevenção do coronavírus nas escolas e universidades

Governo do Distrito Federal suspendeu as aulas por 5 dias. Festas e eventos do DF já começaram a aderir a decisão

Nacional Jovem

No AR em 12/03/2020 - 16:00

O Nacional Jovem desta quinta-feira (12) fala sobre o coronavírus e as medidas preventivas nas escolas e universidades. Para tirar dúvidas sobre o assunto, Ediléia Martins conversou com o infectologista, Alexandre Cunha. Nesta quarta-feira (11), o governador do Distrito Federal decretou a suspensão de 5 dias de aula. Outras festas e eventos no DF também aderiram a essa decisão. 

Segundo ele, "as medidas preventivas são as mesmas que já foram defendidas nas temporadas de gripe, desde o H1N1 já é muito falado. O que é a via de transmissão desse vírus é através de gotículas que podem sair na tosse, no espirro ou na saliva. O que acontece é que as pessoas, além do contato direto com quem tem tosse e espirro, muitas vezes levam a mão à boca e contaminam a sua mão e ao cumprimentar outras pessoas essas levam as mãos a sua boca e podem se contaminar. Então, além de você evitar o contato com pessoas doentes e aglomerações, essas pessoas sintomáticas devem ficar em casa. E a limpeza das mãos com água e sabão ou álcool e gel é muito importante", esclarece o médico.

Compartilhar material escolar pode ser arriscado? No caso de copos e garrafinhas de água, que você irá ter contato direto com a saliva de outra pessoa, não deve ser feito.  

Na entrevista, Alexandre explica que o coronavírus é um vírus respiratório como tantos outros. Na maioria das pessoas ou ele é assintómático ou ele tem um quadro leve como um resfriado comum. Uma pequena porcentagem de doentes pode apresentar um quadro mais severo, causando pneumonia e insuficiência respiratória. E são esses casos que precisam de mais atenção e internação hospitalar. 

 Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 12/03/2020 - 16:56 e atualizado em 12/03/2020 - 15:45

Mais do programa