O programa Nacional Jovem, em sua reestréia depois de dois anos fora do ar, convidou a psicóloga especialista em terapia cognitivo comportamental, Cláudia Melo para falar sobre gaslighting.
Para começar ouvimos uma história para ilustrar essa violência psicológica, e a Dra. Cláudia falou sobre o que é o gaslighting e também sobre como identificá-la. Segundo ela, praticar o gaslighting é crime, já que a lei Maria da Penha também enquadra esse tipo de violência. Cláudia afirma que o abusador mente, distorce a realidade e manipula a vítima, e que as mulheres são mais afetadas, principalmente por conta do machismo e do patriarcado.
Esse comportamento desencadeia ansiedade, depressão, dependência emocional e baixa autoestima, esclarece. Além disso, pode acontecer em relações que não envolvem um casal. Segundo ela, é importante enxegar a relação como é, e não como a pessoa gostaria que fosse. E claro, a vitima deve buscar ajuda especializada e fazer terapia para conseguir se afastar de um relacionamento abusivo, defende a psicóloga.
A apresentação é de Ediléia Martins e a produção executiva é de Patrícia Fontoura.
Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.