Para muitos pais e professores, falar sobre sexualidade com crianças e adolescentes não é tarefa fácil. Uma das maiores dificuldades de pais e professores é responder a perguntas do tipo “Como eu nasci? ”, “De onde veem os bebês? E para entendermos qual a melhor maneira para falar sobre sexualidade com crianças e adolescentes o programa Nacional Jovem convidou a professora Luciana Nogueira da Cruz.
Luciana é professora do Departamento de Educação da disciplina Psicologia da Educação. É membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral e do Grupo de Desenvolvimento (GEPEM) moral de crianças e adolescentes. Tem projetos na área de Psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente com estudos sobre as vulnerabilidades da adolescência, principalmente consumo de álcool e drogas e sobre sexualidade. É autora dos livros: "Meus alunos estão bebendo! E agora? " e "Desenvolvimento moral e condutas de risco em adolescentes. "
Segundo a especialista é muito importante falar sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez precoce, mas educação sexual vai além disso. Ela enfatiza que quando os pais estão ensinando aos seus filhos como limpar o seu corpo ou quando ensina a reconhecer as partes do corpo de maneira correta, também é falar sobre sexualidade.
Além disso Luciana ressalta que é preciso falar com naturalidade sobre sexualidade em família. E que a educação sexual nas escolas é muito importante, porque os jovens precisam saber qual o jeito certo de começar a vida sexual, já que isso é algo natural e que vai acontecer.
Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.
A apresentação do Nacional Jovem é de Ediléia Martins
Produção Executiva de Patrícia Fontoura