Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia da mentira: psicóloga avalia o ato de mentir

Especialista explica porque o ser humano necessita tanto mentir e até o quanto isso pode ser uma compulsão

Nacional Jovem

No AR em 01/04/2022 - 14:05

Dia da Mentira: As pessoas sentem prazer em mentir? Existe mentira do “bem”? Quais sentimentos são aflorados quando descobrimos uma enganação? O programa Nacional Jovem fala sobre esse assunto com a psicóloga, psicanalista e psicoterapeuta Beatriz Breves. Beatriz é presidente, membro efetivo e fundadora da Sociedade da Ciência do Sentir, mestre em psicologia, bacharel e licenciada em física, além de autora de vários livros. 

Segundo a especialista, o Dia da Mentira serve como um escape para fazer algo que é errado, ainda que normalmente essas pequenas mentiras são pegadinhas que não chegam a fazer mal. As pessoas sentem prazer em burlar regras, afirma. 

Beatriz também fala sobre os principais tipos de mentiras, e que, na maioria das vezes, o mentiroso está só pensando em si, a não ser que a verdade seja algo que doa muito ao outro. Além disso, existe uma mentirinha social, já que várias vezes as pessoas têm receio da exclusão, medo de falar a verdade e magoar. A psicanalista também diz que existem mentirosos que precisam de tratamento, pois são compulsivos.    

Apresentação de Ediléia Martins e produção de Patrícia Fontoura. 

Criado em 01/04/2022 - 15:34

Mais do programa