No Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado nesta sexta-feira (8), o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre o câncer ósseo. O entrevistado foi o professor associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Edgard Angel. Ele é também presidente da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO).
O médico explicou que a doença é rara, correspondendo a cerca de 1% dos cânceres, e que é mais frequente durante a infância e a adolescência. Ele também reforçou a importância de os médicos investigarem dores persistentes associadas ao aumento de volume no local. Essa investigação, segundo Edgard, começa com a radiografia, um exame bastante simples e acessível.
O professor esclareceu que os tumores, na faixa etária mais jovem, geralmente surgem nos joelhos. E ressaltou que há tipos diferentes de câncer de osso, com agressividades diversas, que acometem regiões variadas, e que por isso é importante o diagnóstico precoce para se chegar ao melhor tratamento possível.
Ouça mais no player acima.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.