Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psicóloga alerta para o risco das drogas na adolescência

Para Lala Fonseca, esse período da vida é mais propício para que a pessoa se vicie

Nacional Jovem

No AR em 27/06/2022 - 14:29

O Nacional Jovem conversou com a psicóloga especialista em Terapia Comportamental Cognitiva (TCC), Dra. Lala Fonseca, sobre o uso de drogas por adolescentes. O Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas ocorreu neste domingo (26).

Para a psicologa, uma das razões para o adolescente estar mais vulnerável a começar a fazer uso de drogas é a necessidade natural nessa faixa etária de fazer parte de um grupo. "Caso o grupo fizer uso de algum tipo de droga há grande probabilidade desse adolescente começar a usar droga para ser incluso no grupo", pondera.

A isso, explica a especialista, soma-se também o fato de o jovem ainda não desenvolveu a capacidade de reconhecer com segurança quem ele é. "A droga faz com que a gente se sinta muito bem, na verdade esse é um dos motivos psicológicos que fazem com que a droga vicie", esclarece. 

"A questão da consciência ainda não existe para o adolescente", observa Lala. "Ele toma algumas decisões pela amídala, que é a parte do no cérebro que faz com que a gente seja mais impulsivo." Nesse sentido, explica, é difícil para o jovem elabarar uma situação, parar para pensar e perceber que não deve realizar determinada ação porque ela pode lhe trazer uma consequência negativa.

Ouça a entrevista completa no player acima.

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h30 às 15h pela Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 27/06/2022 - 15:50

Mais do programa