Criança pode ter gastrite? Geralmente associada aos adultos, essa condição que se caracteriza por uma inflamação na mucosa do estômago, pode sim afetar as crianças. Mas como diferenciar, por exemplo, de uma simples dor de barriga? Quem explica melhor esse assunto é a Dra. Jennifer Emerick, especialista em nutrologia, gastroenterologia e hepatologia.
Segundo ela, os sintomas costumam ser bastante variados. Mas nas crianças, podem ser sinalizados com: dor abdominal, náusêa e vômito, ou aquela criança que não quer se alimentar. "Então, como diferenciar esses sintomas? No geral, pela frequencia e duração. Outro ponto importante é a localização da dor, que costuma acontecer na parte superior do abdômem", complementa.
Na entrevista, a médica comenta ainda os erros alimentares e que medicamentos costumam favorecer a gastrite em crianças. "A famosa aspirina, ibuprofeno, além de estresse e ansiedade. Nossas crianças hoje estão muito ansiosas, o que aumenta a produção do ácido clorídrico no estômago. Mas a principal causa é a dieta inadequada, ou seja, excesso de comidas ultraprocessadas, refrigerantes", aponta Jennifer.
Quer saber mais? Clique no player acima para conferir.