Ainda na programação do Setembro Amarelo, o Nacional Jovem traz hoje uma convidada muito especial. Ela é escritora e criadora do canal no YouTube “Do Livro Não Me Livro”, onde compartilha entrevistas, resenhas e análises literárias. Monique Machado atua também como editora independente, organizando antologias que abordam temas profundos e sensíveis como a saúde mental. Na entrevista, a escritora compartilhou detalhes emocionantes sobre as antologias que organiza, e como diferentes autores conseguem explorar nesse espaço, suas vivências e reflexões tão ricas.
Monique ressaltou ainda que a motivação para criar essas coletâneas veio da necessidade de abrir espaço para conversas francas sobre depressão, ansiedade e outros desafios emocionais. Segundo ela, ao colocar suas emoções e vivências no papel, os autores conseguem expressar sentimentos muitas vezes difíceis de verbalizar, criando uma conexão profunda com os leitores. Para ela, a escrita funciona como uma forma de desabafo e cura, permitindo que as pessoas compartilhem suas experiências e ajudem outras a se identificarem e a sentirem que não estão sozinhas em seus desafios emocionais.
A autora acredita que, ao escrever sobre esses temas, os autores não apenas libertam seus próprios sentimentos, mas promovem também o diálogo sobre saúde mental, contribuindo para a conscientização e o combate ao estigma.
Confira mais no player acima.