A Costa Rica lidera o ranking global de bullying escolar, com 44% dos estudantes relatando ter sido vítimas, segundo dados de 2022 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Esse índice, o maior do mundo, levanta questões importantes sobre os impactos do bullying na saúde mental e emocional dos jovens.
Para discutir esses efeitos e os desafios de enfrentamento, o Nacional Jovem conversou com Ana Paula Siqueira, presidente da Associação SOS Bullying, mestre e doutoranda pela PUC-SP, e especialista em cyberbullying e violência digital. Ela falou sobre sinais de alerta, impactos psicológicos, e estratégias para identificar, prevenir e combater o bullying nas escolas, oferecendo insights sobre como o Brasil, que ocupa o 16° lugar no mesmo ranking, pode atuar para minimizar esse problema em seu contexto educacional.
Ana Paula destaca ainda que a Lei nº 14.811/2024, sancionada em 15 de janeiro de 2024, criminaliza o bullying e o cyberbullying no Brasil. A lei inclui esses crimes no Código Penal e prevê punições mais rigorosas.
Ouça a entrevista completa no player acima.