Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Janeiro Branco: como crianças e adolescentes lidam com as pressões do dia a dia

Mudanças nas escolas, conflitos com os amigos ou até a busca por aceitação nas redes sociais podem impactar profundamente o bem-estar emocional das crianças

Nacional Jovem

No AR em 29/01/2025 - 14:05

Mudanças na escola, conflitos com amigos ou até a busca por aceitação nas redes sociais podem impactar profundamente o bem-estar emocional das crianças. Mas o que realmente significa cuidar da saúde mental dos pequenos? Neste Janeiro Branco, vamos refletir sobre como as crianças lidam com pressões que, muitas das vezes, passam despercebidas dos adultos.

Como é possível ajudar as crianças? O Nacional Jovem conversou com Twany Martins, neuropsicóloga comportamental e psicóloga de crianças e adolescentes. 

Segundo a especialista, o ideal é promover uma série de práticas parentais no ambiente familiar que possam favorecer essa comunicação. "É preciso que ela tenha um espaço aberto e transparente. E também valorizar as emoções das crianças. Além disso, há de se ter o cuidado para não sobrecarregar a criança com excesso de atividade e estímulos. Também estimular a leitura, uma rotina de atividades e monitorar o tempo de tela", aponta Twany. 

Confira mais no player acima. 

Criado em 29/01/2025 - 14:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa